Asset Patrimonio

Serviços

Controle Patrimonial

Na eficiência e excelência na execução dos serviços, atendemos às Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas constituindo corpo de doutrina contábil que estabelece regras de procedimentos técnicos a serem observadas quando da realização de trabalhos; 

A qualidade, neste contexto, é medida pelo atendimento das normas técnicas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O Levantamento Contábil constitui-se no tratamento da base implantada no Sistema de Controle Patrimonial para a devida análise das informações dos bens patrimoniais, padronização de históricos, individualização de bens contabilizados por totais, agrupamento de bens incorporados ao bem principal, etc., visando assim o melhor aproveitamento do trabalho. É realizada a revisão das descrições incompletas de cada item dentro do Sistema em uso pela ASSET e verificação da correta alocação para o Centro de Custo.

Esta etapa torna-se absolutamente essencial dentro de nossos procedimentos operacionais, identificando os bens inventariados através da fixação de etiquetas metálicas numeradas em tecnologia de códigos de barra, classificando-os por centro de custo, setor e localização. Apresentamos como principal diferencial especializado com as inspeções técnicas de campo inventário todas as dependências da empresa de forma automatizada com coletores Pocket PC. O inventário de todos os bens patrimoniais existentes constitui-se, no emplaquetamento dos bens com etiquetas de códigos de barras, em locais visíveis e padronizadas independente da localização, natureza e espécie dos bens, cuja identificação tenha sido anteriormente convencionada e classificada por localização e centro de custo. A descrição dos bens se dá de forma completa e detalhada constando dados como n.º de patrimônio, fabricante, incorporações, marca, modelo, n.º de série, tipo, capacidade, dimensão, motorização, equipamentos periféricos, caracterização da parte elétrica, idade aparente, data de fabricação e outras características que se fizerem necessárias.

Terceira fase dos trabalhos, que envolve uma maior complexidade e metodologia corrente, pois se trata de conferência e conciliação das etapas anteriores, isto é, confronto entre a base contábil e a base física onde se resultou nas sobras contábeis e físicas. Por ocasião do levantamento físico são feitos paralelamente o cotejamento preliminar entre as características dos bens levantados fisicamente, e a relação de bens oriundos do levantamento contábil.

No caso de perfeita conciliação entre o físico e o contábil o bem é dado por definitivamente cotejado, alterando-se, se necessário, apenas alguns dados cadastrais, de modo a permitir melhor identificação de cada bem patrimonial. Invariavelmente, ocorrem casos de inexistência física de bens que são contabilizados, ou vice-versa, sem que a auditoria possa identificá-los perfeitamente com os registros contábeis.

  • A primeira hipótese poderá ocorrer, por venda de bens sem a devida baixa nas contas do imobilizado, por obsolescência natural, por extravio, roubo, etc. 
  • A segunda, por agrupamento contábil, insuficiência de dados no levantamento contábil, ou ainda por apropriação como custos em exercícios anteriores de bens que deveriam pertencer ao grupo das imobilizações.

Após o cotejamento, temos um conjunto de bens que foram totalmente identificados fisicamente e contabilmente, um conjunto que são as sobras físicas (bens localizados fisicamente sem correspondente na contabilidade), outro conjunto que são as sobras contábeis (que é o inverso), e os bens a baixar. 

O Saneamento consiste na regularização das sobras físicas e contábeis, através de análise preliminar destas pelo contratante, em conjunto com a assessoria da ASSET que define junto com o cliente os procedimentos e os critérios para o tratamento adequado, caso a caso, os quais foram rigorosamente adotados pela contratada.

A avaliação dos ativos de uma empresa fornece informações úteis para a análise das tendências de custos de reposição dos investimentos e taxas de depreciação na compensação patrimonial em grupos empresariais. Determinamos a partir de parâmetros técnicos, o valor real de um bem, de suas rendas e de seus custos sempre compatíveis com o mercado, onde são avaliados os bens tangíveis e intangíveis, viabilizando a preparação de um balanço com dados patrimoniais corretos.

Elaboramos laudos de avaliação patrimonial e através de metodologia e tecnologia especializada, e estabelecendo o real valor das ações de uma S/A. Nosso grande diferencial competitivo consiste na capacidade de entender e solucionar questões envolvidas nos processos de Avaliação Patrimonial através de nossa ampla carteira de clientes nas áreas de atuação: Energia Elétrica, Telecomunicações, Seguros, Governo, Siderurgia, Bancária, Construção Civil, Administração de Ativos e Saúde. Os laudos de avaliação permitem total credibilidade viabilizando garantias junto a órgãos como BNDES, Banco do Brasil, FINEP, SEBRAE, BIRD, CEF e muitos outros.

Em muitos casos, operações acabam não se realizando por falta de garantias ou por risco duvidoso, em relação à liquidez dos ativos. Com dados reais sobre seu valor, uma empresa tem condições de contratar seguros em condições muito mais favoráveis, pois valores superestimados revertem em custos maiores para a empresa, enquanto dados subestimados podem representar prejuízo em caso de sinistro.

* Imóveis

* Móveis e Utensílios

* Máquinas e Equipamentos

* Obras Civis em Geral

* Instalações Industriais, Máquinas e Ferramentais Semoventes

* Jóias e Pedras Preciosas

* Veículos e Aeronaves

* Propriedades Rurais, Fazendas e Glebas

* Marcas e Patentes

* Valores de Reposição

* Avaliações de Valores de Mercado em uso.

* Software, Licenças e Direito de Uso

* Riscos Operacionais

* V.M.S. Valores Máximos para Seguros

* Empresas, Aluguéis e Arrendamentos

* Obras de Arte

* Operações de Garantia

* Transações de Compra e Venda

* Transações de Locação

* Decisões Judiciais

* Taxações de Impostos Prediais, Territoriais de transmissão, laudêmios, etc.

* Decisões sobre Investimentos

* Balanços Patrimoniais

* Operações de Seguros

* Separações ou Cisões de Empresas

* Desapropriações amigáveis ou Judiciais

* Processos Concordatários

* Processos Falimentares

* Custos Corretos de Produção

* Privatizações

* Lei das S/A

* Valor Locativo

Avaliação Patrimonial

A avaliação Patrimonial permite estabelecer o real valor do patrimônio, ações, acréscimos nos dividendos, equivalências patrimoniais no balanço patrimonial, constituição de garantias bancárias, franquias, financiamentos, licenciamentos, cisão, fusão, aquisição, joint venture, holdings etc.

Consultoria e Soluções

Capacitação profissional é a palavra de ordem da ASSET. Nossa equipe de mais de 100 profissionais é formada por engenheiros, contadores, programadores, analistas de sistemas, técnicos e auditores cujo diferencial é sua ampla existência na área patrimonial.

Oferecemos  serviços abrangentes na área de gestão patrimonial, permitindo que os gestores focalizem seus esforços em sua atividade principal.

A todo instante a legislação brasileira vem sofrendo alterações e atualizações. Grande parte desse volume expressivo de modificações  é motivado pela crescente evolução tecnológica do governo federal. Além da exigência do mercado financeiro e contábil, por meio de seus controles gerencias como, IFRS, Lei 11.638 e novos demonstrativos financeiros que surgem no nosso dia a dia.

Prestamos serviços de Consultoria Especializada para atendimento das instruções normativas que determinam a obrigatoriedade das empresas manterem e disponibilizarem à Receita Federal, quando solicitado, arquivos magnéticos contendo, de forma analítica, os registros contábeis ocorridos nas movimentações do ativo imobilizado, devendo existir uma razão ou histórico para cada item imobilizado.

A partir da  Lei Complementar 102/2000 de 01.01.2001 os créditos decorrentes de entrada de ativo imobilizado poderão ser apropriados à razão de 1/48 por mês.

A contabilização do referido crédito a apropriar deve ser feito em conta do ativo (impostos a recuperar) e a crédito de imobilizado, já que o ICMS recuperável é considerado como redutor do custo de aquisição.

Os serviços de georreferenciamento consistem em levantamento de dados em campo do Ativo Imobilizado, Imóveis urbanos e rurais, Equipamentos, através de alta tecnologia de coleta de dados e coordenadas via satélite, envolvendo diversas plataformas e equipamentos de última geração. A ASSET desenvolveu uma ampla expertise nesta área de atuação de Georreferenciamento. São os mais variados serviços realizados nos últimos anos aplicando o estado da arte em Georreferenciamento.

Os orçamentos são personalizados, de acordo com as necessidades de cada empresa, e o cronograma é estabelecido entre as partes, segundo a conveniência do cliente. A ASSET ainda conta com equipamentos portáteis como notebooks, palmtops etc. e uma grande frota de veículos, que confere mais agilidade na locomoção dos funcionários em qualquer região.

  • Implantação de normas e procedimentos para a movimentação patrimonial da empresa, com distribuição de memorandos internos e posições analíticas de bens por centro de custos.

  • Implantação de rotina de procedimentos, regularização de aquisições, baixas e transferências dos bens do ativo imobilizado para a conscientização de todos os funcionários quanto à real importância dos controles internos feitos a partir de documentos e arquivos.

  • Organização de arquivo exclusivo para atender a auditorias internas ou à fiscalização do Imposto de Renda.

  • Emissão dos relatórios exigidos por lei, entre eles cálculo de depreciações, razão auxiliar, relação das aquisições, relação das baixas, movimentação de transferência etc

A competência técnica de uma empresa pode ser avaliada pela especialização de sua equipe. Quando o assunto é gerenciamento patrimonial, o prestador de serviços não pode ter apenas uma especialidade. É preciso combinar talentos de vários setores para que todas as áreas estejam cobertas. É por isso que a capacitação profissional é a palavra de ordem da ASSET. Nossa equipe de mais de 100 profissionais é formada por engenheiros, contadores, programadores, analistas de sistemas, técnicos e auditores cujo diferencial é sua ampla existência na área patrimonial. Todos os funcionários admitidos pela ASSET são treinados e passam por processos constantes de reciclagem, estão sempre aptos a solucionar os problemas de nossos clientes da forma mais ágil eficiente. Desde a sua fundação, a ASSET se baseia na experiência de seus sócios, que transmitem seus conhecimentos a cada novo membro da equipe.

Tercerização

Nem todas as empresas podem contar com um departamento exclusivo para administrar seu patrimônio. É por isso que a ASSET fornece serviços patrimoniais completos, que pode incluir a terceirização da administração patrimonial de sua empresa. Com uma
equipe de técnicos altamente capacitados, a ASSET oferece atualização dos movimentos mensais, emplaquetamento de bens, processamento de dados prestando também assessoria nas áreas fiscal, de seguros, controladoria e financeira.